Pular para o conteúdo principal

Teclado

COMEÇO DAS AULAS DE TECLADO 

No começo do ensino das aulas de teclado o professor Wesley apresentou a teoria da montagem dos acordes menores e maiores com a nota fundamental, a terça e o quinto grau da escala. Depois de duas semanas os alunos viram  como fazer acordes com a mão esquerda, fazendo o baixo fundamental e a quinta, na mão direita a tríade de acordes. 
No mês de abril os alunos começaram os passos de coordenação e escalas de G e C maiores, e também fizeram exercícios com as duas mãos com estas duas escalas. 



Professor Wesley ensinando teclado.

MÊS DE MAIO


Neste mês o professor Wesley começou a trabalhar cifragem e passagem de acordes maiores e menores. Cada aluno trabalhou uma canção diferente com mesmo grau de dificuldade, um exemplo é se a canção tem os acordes G,C,D,A ela terá mais algum nunca estudando antes como Ab. E assim a aula se tornou um desafio para cada um deles.

Professor Wesley trabalhando uma música com o aluno do oficina de teclado.

MÊS DE JUNHO


O trabalho de teclado no mês de junho focou apenas nas canções passadas para cada um dos 4 alunos restantes na oficina. Com o auxílio de cifras, cada aluno pegou uma canção de pelo menos 5 acordes maiores ou menores e desenvolveu suas habilidades e até ornamentos em cada uma delas.



SEGUNDO SEMESTRE (AGOSTO)






Bolsista Wesley e aluno Tiago Emanoel.



SETEMBRO 

No mês de setembro  bolsista Wesley deu oportunidade dos alunos escolherem a própria canção que cada um gostaria mais de aprender. Paralelo a isso, os professores de outras oficinas abriram mão de seus novos repertórios para ajudar os demais alunos com suas apresentações.


OUTUBRO 

No mês de outubro tivemos alguns problemas com a realização de algumas aulas, por conta de feriados e aulas para o Enem. Isso acabou tirando um pouco da atenção dos alunos nas oficinas em geral, mas fora isso, foi pedido que cada aluno continuasse escolhendo uma canção para ser tocada durante este mês.





AULAS DE TECLADO 2016.1

As aulas de teclado foram direcionadas pelo bolsista Gilberto. A oficina de teclado foi ofertada inicialmente para turmas do 9o e 1o anos , nos dias de segunda e quinta. A proposta : ensinar e oferecer os caminhos necessários para que os alunos vejam que é possível para TODOS fazerem música. Desde a apresentação do teclado e suas funções, como os primeiros acordes e exercícios para relaxar os dedos das mãos, o estudante da oficina percebe que ele também tem condições de praticar alguma atividade musical. Aos que escolheram o teclado , tivemos no começo uma dificuldade dos alunos, por eles nunca terem contato com algum instrumento musical. Da vivência de uma aluna com o balé (na questão de andamento e ritmo), ou na melhor vivência de outra estudante com memorizar frases musicais, eles estão como que REDESCOBRINDO a musicalidade já existente neles. No final do semestre já tivemos o avanço deles conseguirem fazer os acordes naturais mais utilizados. Para a partir de então , montarmos o repertório para apresentação no Festival de música da Escola Fernandes Távora, que será realizado em setembro.






Só informando que já a partir desse semestre ofertaremos a oficina de teclado também para familiares , ex-alunos e amigos da comunidade. As aulas são gratuitas.

                                                                       2017
As aulas de teclado ministradas na escola pela nova professora Nezian Freire, utiliza de repertórios nacionais e internacionais, sendo utilizados métodos de percepção e memorização que possibilitam a aprendizagem dos alunos. Com a nova proposta de banda pop, além das oficinas que acontecem em dois momentos na escola, temos, também, um encontro específico pra desenvolver o repertório. Nesses encontros, selecionamos momentos para a pratica em conjunto.





 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O 3º Festival Encantarte Musical

O Festival Encantarte foi organizado pela EEFM Senador Fernandes Távora, ocorreu durante os dias 25, 26 e 27 de outubro de 2017 e contou com várias oficinas musicais e apresentações de grupos da escola e de grupos convidados.  O palco era aberto para os alunos apresentarem a sua própria música Alguns alunos participaram do concurso, contando com o júri para decidir o 1º, 2º e 3º lugar. Além disso, a vibração do público deixava claro a torcida. Todos os dias do festival tiram as oficinas                                             de improvisação e jogos musicais                              ...

Oficinas de Percussão - Segundo Semestre de 2017

Nesse semestre as oficinas de percussão foram ministradas pela professora Giuliana Luiza e um novo grupo foi formado de acordo com a disponibilidade e vontade dos alunos do primeiro e do segundo ano (ensino médio); as aulas ainda estão em andamento e acontecem duas vezes por semana.  Desde o começo, foi planejado um repertório de três músicas: uma regional, uma nacional e uma internacional. Essa proposta foi bem aceita pelos alunos e decidimos juntos que seria "Xote das Meninas", "Não deixe o Samba Morrer" e "Royals", respectivamente. Passamos os ritmos nos instrumentos, que foram escolhidos de acordo com o arranjo de cada música e com a preferência de cada aluno, sendo que a música Royals trabalhou com o conceito de percussão com material reciclável: copos de plástico como instrumentos, tornando mais prático para os alunos ensaiarem nas suas casas (individualmente) e no recreio (coletivamente); as letras das musicas foram analisadas e interpretadas...

PRIMEIRO FESTIVAL DE MÚSICA

SOBRE O FESTIVAL DE MÚSICA PRIMEIRO DIA DE FESTIVAL (DIA 14) O festival de música foi realizado nos dias 14 e 15 de setembro. O organizador do festival foi o professor Evaldo, supervisor do Pibid na escola. O apresentador do festival foi o professor Éder.  No dia 14 foi realizada a abertura, a diretora da escola Ana Lúcia, a coordenadora Carla, coordenadora Yonara relataram sobre o momento de grande alegria em realizar o Primeiro Festival de música da escola. O professor da Universidade Federal do Ceará, Jaderson Teixeira, também relatou da alegria em poder ver as atividades do Pibid bem ativa na escola. A primeira apresentação do dia foi realizada pelo grupo de flautas juntamente com Gilberto Alves e Amanda Araújo, bolsistas do pibid, as músicas apresentadas foram Hino a Alegria e Brilha, brilha estrelinha. O coral da escola foi regido pela bolsista Angélica, eles apresentaram duas músicas Me namora e Pra Sonhar, o acompanhamento instrumental foi realizad...