Pular para o conteúdo principal

Apresentação

PIBID DE MÚSICA

O Programa Institucional de Bolsa e Iniciação a Docência (PIBID) tem como objetivo inserir os alunos da educação superior, especificamente as Licenciaturas, nas escolas estaduais e municipais. É através desse programa que muitos alunos de vários cursos vem obtendo experiencias de grande importância. O PIBID de música oferecido pela Universidade Federal do Ceará juntamente com a CAPES tem levado os estudantes de música para o âmbito escolar e despertando olhares curiosos para a arte musical. 
É nesse contexto que a escola Senador Fernandes Távora despertou o seu olhar para o projeto. Antes do projeto adentrar na escola eles já trabalhavam com seus alunos nas gincanas atividades voltadas para o canto, alguns alunos da escola também tocavam nessas atividades, então foi observando a curiosidade de seus alunos em relação a arte que a diretora Ana Lúcia juntamente com o professor Evaldo fizeram o pedido do projeto para escola e nesse ano conseguiram a parceria. Iniciamos as seguintes atividades: Canto Coral, Violão, Teclado e agora também terá aulas de flautas.


Primeiro dia do projeto na escola. Acervo da escola.

Até agora percebermos a felicidade dos alunos com o PIBID e esperamos que possamos despertar essa curiosidade em mais alunos e também nas pessoas do bairro. Um fato bastante interessante foi nas aulas de coral contemplamos não somente alunos da escola como mais duas pessoas que são moradores do bairro e quando ficaram sabendo do projeto falaram que queriam participar. 
Nesse blog estaremos divulgando as atividades que acontecem na escola, oficinas, apresentações e também o que aprendemos nas reuniões realizadas nas quinta- feiras na universidade.




SEGUNDO SEMESTRE DO PIBID 


O segundo semestre com uma novidade o Primeiro Festival de Música que será realizado nos dias 14 e 15 de setembro. O festival terá abertura no dia 14 às 15:00hrs, será realizada uma apresentação dos alunos de Canto coral juntamente com os alunos de violão e de teclado, os alunos de flauta também irão apresentar duas músicas, os bolsistas irão apresentar uma música e os bolsistas do Pibid de música das outras escolas terão a oportunidade de apresentarem seus trabalhos. Depois da abertura serão realizadas as apresentações dos estudantes inscritos no festival. 


Convite do festival de música da escola Fernandes Távora.



SOBRE O FESTIVAL DE MÚSICA


  • PRIMEIRO DIA DE FESTIVAL (DIA 14)
O festival de música foi realizado nos dias 14 e 15 de setembro. No dia 14 foi realizada a abertura, a diretora da escola Ana Lúcia e a coordenadora Carla relataram sobre o momento de grande alegria em realizar o Primeiro Festival de música da escola. A primeira apresentação do dia foi realizada pelo grupo de flautas juntamente com Gilberto Alves e Amanda Araújo, bolsistas do pibid, as músicas apresentadas foram Hino a Alegria e Brilha, brilha estrelinha.



O coral da escola foi regido pela bolsista Angélica, eles apresentaram duas músicas Me namora e Pra Sonhar, o acompanhamento instrumental foi realizado pelos alunos de violão da bolsista Patrícia.



Os bolsistas da escola realizaram uma apresentação música Por enquanto.



A escola José de Alencar marcou presença no festival com a apresentação do grupo de violões da escola.



Um momento de grande empolgação para os alunos da escola foram as competições de música com a participação dos alunos da escola Senador Fernandes Távora. Os jurados convidados para avaliar foram: Professor de música da UFC( Universidade Federal do Ceará) Jaderson Teixeira, a coordenadora da escola Carla, a bolsista Angélica e o bolsista Wesley.








No final do primeiro dia de festival teve a presença de um ex aluna da escola cantando e empolgado os participantes do festival. A última apresentação foi feita pela Carla, coordenadora da escola. O primeiro dia trouxe muitas empolgações e alegrias para todos que ali assistiam.

  • SEGUNDO DIA DE FESTIVAL (DIA 15)
No segundo dia do Festival tivemos a apresentação da escola Bárbara de Alencar que encantou o público com a música: Asa Branca e Xote das meninas.



Os alunos e os bolsistas da escola José Alcides também encantaram a todos com suas composições sobre os sentimentos.



O bolsista Wesley juntamente com o aluno Darlan fizeram uma linda apresentação.



No segundo dia teve novas competições e também a divulgação dos resultados e entrega dos troféus.








Para finalizar o Professor Éder, o apresentador do festival, realizou uma encenação sobre sonhos e cantou a música Sangrando de Gonzaguinha.







Foram realizadas belas apresentações nesses dois dias de festival na escola, os alunos que estavam apenas assistindo ficaram empolgados. As escolas que também realizam atividades de música puderam mostrar o seu trabalho e assistirem as atividades das outras escolas. Foi um momento importante que mostramos para os outros membros da escola a importância da música na ambiente escolar e o resultado do trabalho que os bolsistas realizam.


 PIBID DE MÚSICA NA ESCOLA 2016.1


As atividades do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) retornarão em Março com as oficinas de Canto Coral, Violão , Teclado e Flauta doce. As aulas de canto coral serão ministradas pelas bolsistas Angélica e Amanda. As aulas de teclado serão direcionadas pelo bolsista Gilberto. O bolsista Wesley ficará responsável pelas aulas de violão. Além dos alunos do contraturno serão contemplados os alunos que fazem o primeiro ano no turno. A grande novidade é que os estudantes do turno poderão optar as disciplinas que seguirão até o final do primeiro semestre e depois outros estudantes do turno terão a oportunidade de participarem dessas oficinas no próximo semestre.



II Festival de Música da Escola Senador Fernandes Távora

O segundo Festival de música ocorreu nos dias 13 e 14 de outubro de 2016. Foi organizado pela direção da escola, o supervisor do PIBID professor Evaldo e os bolsistas do programa. Os jurados escolhidos foram Professor da UFC (Universidade Federal do Ceará) Dr. Jaderson Teixeira, estudantes de música da UFC Marcilene e Andrey . 














Os alunos de flauta doce juntamente com as professoras Amanda e Lia realizaram a abertura do Festival com as seguinte músicas: Águas de Março, Titanic e Cio da Terra.














Os bolsistas Otávio, Luana e Angélica que vem realizando um trabalho com o coral prepararam os seus alunos e eles cantaram as seguintes músicas: Semente do Amanhã, No bailes da vida e Berimbau.







A escola José Alcides Pinto marcou também sua presença no Festival. Depois da abertura com os trabalho do PIBID aconteceram as competições. 













No segundo dia do Festival a escola Guiomar marcou presença através da apresentações dos bolsistas e também foi dia de muita competição. Os bolsistas Otávio, Luana e Nezian cantaram e encantaram o público e depois foi  divulgado os resultados das competições finalizando assim o II Festival de Música.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O 3º Festival Encantarte Musical

O Festival Encantarte foi organizado pela EEFM Senador Fernandes Távora, ocorreu durante os dias 25, 26 e 27 de outubro de 2017 e contou com várias oficinas musicais e apresentações de grupos da escola e de grupos convidados.  O palco era aberto para os alunos apresentarem a sua própria música Alguns alunos participaram do concurso, contando com o júri para decidir o 1º, 2º e 3º lugar. Além disso, a vibração do público deixava claro a torcida. Todos os dias do festival tiram as oficinas                                             de improvisação e jogos musicais                                               de prática instrumental de banda                                                               de bateria                                                de percussão (na foto: corporal)                                                       de flauta e de canto Todos os bolsistas do PIBID que atuam na escola fizeram apresentações co
Neste semestre o grupo de teclado está estudando musicas de filmes e séries de sucesso. A pedido dos alunos, incluímos musicas com técnicas mais refinadas que contemplam o aprendizado adquirido mas que exigem deles maior percepção. Os encontros são realizados as segundas e sextas, sendo que cada turma estuda um repertório diferente da outra turma.
APRESENTAÇÃO DO CORAL SEMENTES DO  AMANHÃ Hoje nossos alunos SFT do Coral Sementes do Amanhã cantaram lindamente para os professores e gestores da Secretária Municipal de Educação em um auditório lotado, com direto a aplausos de pé. Pura emoção!