Pular para o conteúdo principal

Aulas no Turno



 GÊNEROS MUSICAIS  (TURMA DO 1 ANO C)

As aulas nessa turma são ministradas pelos bolsistas Wesley e Gilberto. O trabalho em sala de aula neste semestre teve como principal objetivo o de mostrar a história de cada gênero musical pertinente entre os alunos da sala, forró, funk, sertanejo, rock, etc... Além disso, tivemos várias conversas sobre cultura e habilidades de cada um deles para possíveis projetos no segundo semestre.


 PARÂMETROS MUSICAIS (TURMA 9 ANO C)

Os parâmetros da música como melodia, timbre, altura, ritmo, intensidade e duração foram apresentados para a turma. Depois foram esses aplicados através da música "Sambalelê", tendo a participação da turma para que o ritmo fosse construído a parte da coletividade da turma.
Ao decorrer das aulas, os alunos puderam aprender sobre gêneros e estilos brasileiros como Modinha, Lundu, Samba e Choro. Foi apreciado também em sala músicas do "Reggae" e da "Jovem Guarda".

SONS COM COPO  (TURMA 8 ANO)


Em sala as professoras Amanda e Angélica estão trabalhando sons com copos. Nesse semestre usamos os copos e mostramos a sequencia da percussão para que os mesmos aprendessem a e executassem. Nas outras aulas começamos a trabalhar na execução do que foi aprendido com uma música que os alunos escolheram, tentamos encaixar a percussão com a música.  Foi trabalhado mais outras duas sequencias de percussão para inserir na mesma música.

A seguir o vídeo do ensaio realizado em sala da execução da primeira parte da música:





AULAS NO TURNO 2016.1

Os alunos do turno que fazem o primeiro ano serão contemplados com as oficinas de: Canto coral, flauta doce, teclado e violão. Os estudantes do turno poderão optar as disciplinas que seguirão até o final do primeiro semestre e depois outros estudantes do turno terão a oportunidade de participarem dessas oficinas no próximo semestre.

Canto coral
A bolsista Angélica ficou responsável por conduzir a atividade de canto coral com os estudantes que optaram por essa oficina. No início do semestre foi trabalhado atividades voltados para técnica vocal dos alunos como: relaxamento corporal,exercícios de respiração, vocalizes. Foi ensinado a música De magia de dança e pés( Milton Nascimento), porém devido a greve das escolas estaduais as atividades foram interrompidas.

Flauta doce
Nas primeiras aulas foi ensinado sobre como segurar o instrumento, como soprar corretamente e a postura corporal. Foi trabalhado as notas: sol, lá, si, dó, ré e mi. Foi ensinado exercícios com ritmos e as figuras que representam esses ritmos, foi iniciado o trabalho com a música Brilha, brilha estrelinha, foi trabalhado as  articulações: Tu, Du. Devido a greve a atividade foi interrompida.

Teclado
Para os alunos do 1o ano foi desenvolvidos atividades que pudessem despertar a musicalidade e o fazer música de cada um. Com análises de músicas conhecidas das suas realidades, foi mostrado para eles que os mesmos também podem tocar o que gostam de ouvir, a seu devido tempo de dedicação ao instrumento. As aulas ocorreram nas quintas feira do semestre, coordenadas pelo bolsista Gilberto.

Violão
Neste ano de 2016 a escola entrou no formato de turmas eletivas em tempo integral. As práticas de violão agora ficaram por conta do professor Weslley. No começo do processo os alunos aprenderam um pouco de teoria aplicada (nome das cordas, nome de cada parte do violão e introdução à harmonia) e também a parte prática como cifragem, tablatura e primeiros acordes maiores e menores.


AULAS NO TURNO 2016.2

Canto coral
Na volta às aulas, no dia 18/08/16, o coral das eletivas da escola Fernandes Távora voltou com força total. Após o aquecimento vocal trabalhamos em sala a música de Gilberto Gil chamada "O som da pessoa" inserindo nela a célula rítmica do baião com auxílio de percussão corporal. Foi um momento prazeroso, onde os alunos puderam compreender melhor as relações entre ritmo e corpo. Segue abaixo o vídeo da aula.



Hoje dia 25 de agosto, foi trabalhado a música Aluga-se e os estudantes foram bastante participativos.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O 3º Festival Encantarte Musical

O Festival Encantarte foi organizado pela EEFM Senador Fernandes Távora, ocorreu durante os dias 25, 26 e 27 de outubro de 2017 e contou com várias oficinas musicais e apresentações de grupos da escola e de grupos convidados.  O palco era aberto para os alunos apresentarem a sua própria música Alguns alunos participaram do concurso, contando com o júri para decidir o 1º, 2º e 3º lugar. Além disso, a vibração do público deixava claro a torcida. Todos os dias do festival tiram as oficinas                                             de improvisação e jogos musicais                                               de prática instrumental de banda                                                               de bateria                                                de percussão (na foto: corporal)                                                       de flauta e de canto Todos os bolsistas do PIBID que atuam na escola fizeram apresentações co
Neste semestre o grupo de teclado está estudando musicas de filmes e séries de sucesso. A pedido dos alunos, incluímos musicas com técnicas mais refinadas que contemplam o aprendizado adquirido mas que exigem deles maior percepção. Os encontros são realizados as segundas e sextas, sendo que cada turma estuda um repertório diferente da outra turma.
APRESENTAÇÃO DO CORAL SEMENTES DO  AMANHÃ Hoje nossos alunos SFT do Coral Sementes do Amanhã cantaram lindamente para os professores e gestores da Secretária Municipal de Educação em um auditório lotado, com direto a aplausos de pé. Pura emoção!