Pular para o conteúdo principal

Flauta



AULAS DE FLAUTA EM 2017.1


Esse semestre o grupo de flautas esteve preparando peças nordestinas. O intuito é de fazer uma apresentação do grupo no fim do semestre no festival junino. 



As peças trabalhadas em ensaio foram propostas por Lia Villar– PIBID/Musica: “Ai que saudade d’ocê”; arranjo de Cecilia do Valle e “Aza Branca” de Luiz Gonzaga; arranjo de Augusto Fick. 



Também esse semestre o bolsista Luiz Carlos – PBID/Musica, chegou a escola para auxiliar nas atividades de Flauta juntamente com Lia – PIBID/Musica.





AULAS DE FLAUTA



As aulas de flauta na escola Fernandes Távora acontece na terça feira  das 16 até as 17. A oficina teve começou no dia 05 de maio. Nas primeiras aulas a bolsista Amanda relatou sobre a importância desse instrumento, os tipos de flautas doces que existem. Nas aulas foi falado sobre a respiração consciente utilizando o diafragma, algo que eles também já ouviram falar nas aulas de canto coral. Foi trabalhado a articulação TU, postura na hora de tocar, o tempo na música, exercícios com as notas SOL, LÁ, SI, DÓ, os alunos tocaram uma música de estudo utilizando as notas DO e LÁ extraída do livro: método para flauta doce soprano.


JUNHO



Nesse mês foi trabalhado com notas aprendidas no mês anterior com acréscimo de novas notas: MI, RÉ (AGUDO E GRAVE), além de disso foi pedido para que eles dessem sugestões de músicas para trabalhar em sala e um dos alunos sugeriu a música Hino á alegria de Beethoven. Com a chegada do bolsista Gilberto na escola foi acrescentado mais um dia de oficina para que os alunos pudessem ter mais tempo de contato com o instrumento, os alunos agora também tem aulas com o bolsista  na quarta feira. A primeira aula na quarta foi realizada no dia 24 de junho onde os alunos praticaram juntos com o bolsista 4 exercícios de digitação e  a peça o ‘Hino a Alegria’ , de Beethoven. No final da aula os mesmos tocaram a primeira parte da música em questão .


Aula de flauta com o bolsista Gilberto.


SEGUNDO SEMESTRE (AGOSTO)




O grupo de flauta da escola Fernandes Távora voltou novamente com as atividades. Foi ensaiada a música que os alunos estavam aprendendo no semestre anterior e foi analisado o ritmo dessa música para que os estudantes pudessem ter noção do tempo de cada nota na música. Começamos também a ensaiar uma nova música Brilha, brilha estrelinha.

SETEMBRO

Nesse mês começamos a trabalhar a segunda voz da música Hino a Alegria e Brilha,brilha estrelinha. Foi ensinado as durações e a digitação das notas, foi relatado sobre a importância da afinação e realizado exercícios para que os alunos pudessem notar a afinação ao tocar em grupo. 

OUTUBRO


Nesse mês começamos a trabalhar escala de C, foi relatado para os alunos sobre a importância de treinar escala e da articulação no momento de tocar, Foi treinado ritmo com os alunos mostrando as figuras da partitura e ditando para que eles pudessem executar. 


NOVEMBRO

Nesse mês começamos a trabalhar a música Noite Feliz com estudantes, foi trabalhado o ritmo da música, as digitação da notas usadas na música em questão e a articulação.



AULAS DE FLAUTA 2016.1


As aulas de flauta doce foram realizadas com os estudantes do turno,primeiro ano integral. Na aba acima com o nome aulas no turno tem a descrição das atividades trabalhadas com os alunos do primeiro ano integral 2016.1



AULAS DE FLAUTA 2016.2

As aulas de flauta doce voltaram! As bolsistas Amanda e Lia estão direcionando o trabalho. Hoje dia 25/08/16 is estudantes aprenderam um pouco sobre a família das flautas doces, foi apresentado para eles os diferentes tipos de flauta doce e demostrado pelas bolsistas o som de cada uma delas. Ensinamos a digitação das notas sol, lá,ti, dó na flauta soprano e tenor e na contralto as notas do,ré,mi, fá. Foi trabalhado essas notas através da música A barquinha, a turma foi dividida em 3 naipes de flautas (tenor,soprano e contralto) e foi ensinado a digitação das notas para cada naipe. A aula foi um sucesso, os alunos gostaram.


Bolsistas Amanda e Lia mais os estudantes de flauta doce.



SETEMBRO

No mês de outubro continuamos o trabalho com a música Barquinha indicada pela professora Lia para os alunos que foram inscritos nesse mês nos instrumentos e através do ensino da mesma os alunos aprenderam a fazer as seguintes notas sol, lá, si, dó na flauta doce soprano e os estudantes que tocam flauta doce contralto aprenderam as notas dó, ré, mi, fá. Para os que já haviam iniciado no mês passado ensinamos a música Trem Maluco e Asa Branca.


OUTUBRO

No mês de outubro preparamos o repertório para apresentar no Segundo Festival de Música da escola, as músicas apresentadas no festival foram: Titanic, Cio da Terra e Berimbaú. Na apresentação da música Titanic além das bolsistas de flauta doce Lia e Amanda convocamos as estudantes Jéssica e Letícia para apresentarem. Na música Berimbaú juntamente a aluna Jéssica apresentou com as bolsistas. Na música Cio da Terra tivemos a participação dos alunos Lucas, João, Levi, Jéssica e Leticia.


NOVEMBRO

As bolsistas Lia e Amanda trabalharam com seus estudantes as músicas Águas de Março e reforçou a música Cio da Terra para o Encontro de Práticas Docentes que o correu no dia 11 de novembro. A proposta era apresentar essas 2 músicas com alunos de teclado Guilherme e Felipe e de violão Jeferson  e também os bolsistas Weslley (Professor de teclado) e a bolsista Nezian (Professora de teclado).




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O 3º Festival Encantarte Musical

O Festival Encantarte foi organizado pela EEFM Senador Fernandes Távora, ocorreu durante os dias 25, 26 e 27 de outubro de 2017 e contou com várias oficinas musicais e apresentações de grupos da escola e de grupos convidados.  O palco era aberto para os alunos apresentarem a sua própria música Alguns alunos participaram do concurso, contando com o júri para decidir o 1º, 2º e 3º lugar. Além disso, a vibração do público deixava claro a torcida. Todos os dias do festival tiram as oficinas                                             de improvisação e jogos musicais                                               de prática instrumental de banda                                                               de bateria                                                de percussão (na foto: corporal)                                                       de flauta e de canto Todos os bolsistas do PIBID que atuam na escola fizeram apresentações co
Neste semestre o grupo de teclado está estudando musicas de filmes e séries de sucesso. A pedido dos alunos, incluímos musicas com técnicas mais refinadas que contemplam o aprendizado adquirido mas que exigem deles maior percepção. Os encontros são realizados as segundas e sextas, sendo que cada turma estuda um repertório diferente da outra turma.
APRESENTAÇÃO DO CORAL SEMENTES DO  AMANHÃ Hoje nossos alunos SFT do Coral Sementes do Amanhã cantaram lindamente para os professores e gestores da Secretária Municipal de Educação em um auditório lotado, com direto a aplausos de pé. Pura emoção!