Pular para o conteúdo principal

Canto Coral



AS AULAS DE CANTO CORAL

As bolsistas Amanda e Angélica estão na frente do ensino de canto coral dos alunos de contra-turno na segunda e na terça. Antes de passarmos alguma música foi mostrado o vídeo do coral da ufc, foi uma forma que a professora Angélica encontrou de mostrar aos alunos como funciona um coral. A primeira música que foi trabalhada com os alunos foi Tanto mar de Chico Buarque, antes de trabalhar essa música foi relatado o contexto em que a mesma foi escrita, a segunda música foi Raridade ensaiada para ser apresentada no aniversário da diretora Ana Lúcia.
Foi ensinando nas aulas como funciona a respiração para cantar, antes das aulas sempre é trabalhado relaxamento corporal para que os alunos tirem as tensões do corpo, é trabalhado vocalises e algumas atividades de movimento corporal. Para que os alunos também sejam envolvidos com suas experiencias foi pedido que indicassem uma música para cantarem juntos no coral e um dos alunos indicou a música Oração da Banda mais bonita da cidade, portanto no mês de maio será trabalhado essa música.





PRIMEIRA APRESENTAÇÃO

Primeira apresentação do coral realizada no dia 28 de abril para comemorar o aniversário da diretora.
Música: Raridade



obs; por enquanto disponibilizo só um trecho da apresentação, depois coloco a apresentação completa


Coral com a blusa do projeto.

NOVA FASE ( MAIO)

No mês de maio foi decidido pelo coral trabalhar músicas voltados para um tema diferente em relação a proposta inicial que era as músicas durante a ditadura militar, o novo tema é o amor. Iniciamos o trabalho com a música oração da Banda Mais Bonita da Cidade, a música foi proposta por alguns alunos do coral. A segunda música foi Pra Sonhar do Marcelo Jeneci, a música foi proposta pela professora Angélica como os alunos gostaram da música começamos a ensaiar essa música com o arranjo feito feito pela aluna Laís Costa Rocha do curso de música da UFC. Outra novidade interessante foi o trabalho de corpo realizado com os alunos para que os mesmos possam desenvolver melhor para o espetáculo.


JUNHO

Nesse mês foi desenvolvidos atividades de corpo com os alunos. As atividades tinham o objetivo de trabalhar a atenção e  performance corporal no momento de cantar que são coisas importantes na hora da apresentação. Continuamos o trabalho com a música Pra Sonhar.




INÍCIO DO SEGUNDO SEMESTRE (AGOSTO)

Iniciamos o segundo semestre preparando a música escolhida pelos alunos de canto coral para a apresentação que será realizada no dia 14 de Setembro no Primeiro Festival de Música da escola Senador Fernandes Távora.







 SETEMBRO

Nesse mês trabalhamos as música para a preparação dos alunos para o Festival de Música e também uma música para a realização do evento externo no dia 18, foi ensaiada a música Somos quem podemos ser. Foi trabalhado também uma aula de corpo com o objetivo de trabalhar com os alunos a concentração, criatividade e interação com o grupo. Logo abaixo estão as fotos do evento que o coral da escola se apresentou juntamente com os bolsistas:





 OUTUBRO



Os alunos foram preparados para cantarem no momento de confraternização do dia dos professores, cantaram a música que já faz do repertório do coral da escola: Somos quem podemos ser. Foi ensaiado com eles uma paródia solicitada pela coordenação da escola para apresentarem aos estudantes que irão realizar a prova do Enem. Foi realizada aula de corpo com os estudantes de canto coral. 

NOVEMBRO

Foi ensinado para os alunos de canto coral uma nova música: Como uma onda, essa música estava sendo ensaiada e trabalhada com os alunos do 9 ano e um estudante estava elaborando um rap para encaixar com essa música, então a bolsista Angélica teve a ideia de juntar os alunos do 9 ano e o coral para juntos trabalhar essa música. A música Como uma onda foi apresentada no Encontro de Práticas Docentes que ocorreu na UFC ( Universidade Federal do Ceará), além dessa música foi relembrada as músicas que já fazem parte do repertório do coral: Somos quem podemos ser e oração. Os bolsistas Wesley e Gilberto auxiliaram tocando os instrumentos na apresentação. A bolsista Angélica e Amanda auxiliaram os alunos nas técnicas vocais e na aprendizagem do repertório. O coral foi regido pela professora Angélica.





















DEZEMBRO

Os estudantes de Canto coral aprenderam uma música nova A paz. Foi realizada uma confraternização com os bolsistas, alunos do projeto e a coordenação da escola, comemoramos as conquistas realizadas nesse ano.




CANTO CORAL 2016.1


As atividades de canto coral no contraturno serão direcionadas pelas bolsistas Amanda e Angélica. Nas aulas será trabalhado relaxamento corporal, exercício de respiração, relaxamento, vocalizes e repertório. O repertório será escolhido com a ajuda dos alunos. Trabalharemos também noções musicais de ritmo, afinação, notas musicas, jogos musicais e etc.

Março
Na primeira aula com os estudantes de canto coral indicaram algumas músicas para serem trabalhadas nesse semestre. No mês de março foi trabalhada a música De magia, de dança e pés. Foi mostrado para eles vídeo do coral da UFC( Universidade Federal do Ceará) interpretando  essa música. Foi pedido que os alunos decorassem a letra e foi trabalhado o ritmo da música com palmas.

Abril
Foram trabalhadas as músicas: A banda (Chico Buarque), Leãozinho (Caetano Veloso) e foi revisada a música De magia, dança e pés (Milton Nascimento). Os estudantes estão gostando das aulas e empenhados em aprender as músicas. As bolsistas estão trabalhando técnica vocal com os estudantes e exercícios de respiração.

Maio
O mês de maio foi bastante interessante, pois novos bolsistas foram aprovados para auxiliar nas atividades musicais da escola. A nova bolsista Luana ajudará nas aulas violão e canto coral, o bolsista Otávio auxiliará nas aulas de teclado, a bolsista Lia ajudará nas aulas de flauta doce e jogos musicais. Nesse mês foi trabalhada a música Por enquanto (Renato Russo) e relembrado as músicas trabalhadas anteriormente.

Recepção dos bolsistas novatos. Angélica, Otávio, Amanda, Luana e Lia.


Junho
O bolsista Otávio indicou a música Aluga-se (Raul Seixas) para ser ensinada para os alunos. Foi perguntado aos estudantes o que a letra da canção representava. A princípio os alunos não falaram nada a respeito, contudo depois dos bolsistas os incitarem para refletir eles começaram a relatar o que a letra da canção representa. Depois do momento de reflexão foi ensinada a melodia e a letra da música em questão. Abaixo as fotos de uma aulas de canto coral realizadas no mês de Junho.









Agosto

O mês de Agosto foi bastante produtivo, foi ensaiada a música Semente do Amanhã de Gonzaguinha. Depois dos bolsistas prepararem os estudantes foi gravado um vídeo para os eles participarem do Festival Jovens que inspiram. Foi uma grande experiência para os estudantes, pois foi a primeira música que eles apresentaram  trabalhando com divisão de vozes. O coral passou para segunda fase do festival, mas foi eliminado na terceira, contudo foi uma ótima experiência e foi notado que eles gostaram de cantar e aprender novas coisas a respeito do canto.






















CORAL 2016.2

O segundo semestre de 2016 foi marcado por diversas apresentações artísticas do Coral “Sementes do Amanhã” pertencente a Escola de Ensino Médio Senador Fernandes Távora. Visando como um dos objetivos a possibilidade de ampliação do repertório dos participantes, nesse contexto, foram trabalhadas composições da música popular brasileira utilizando nas oficinas, artistas como Gonzaguinha, Milton Nascimento, Vinicius de Moraes, Beth Carvalho etc.

Nos dias 13 e 14 de Outubro, a escola realizou o 2º Festival de Música da Escola Senador Fernandes Távora. Nessa ocasião, o coral apresentou três arranjos para os demais alunos e convidados do evento. Foi um momento de grande aprendizado e de mostra de novos talentos da escola. Segue abaixo o link de uma das canções apresentadas e imagens do evento:






No dia 20 de Outubro, o Coral “Sementes do Amanhã” fez uma apresentação em homenagem ao dia dos Professores. O coral apresentou três composições e alguns dos participantes proferiram algumas palavras sofre a importância dos professores para o aprendizado deles, enfatizando que o aprendizado acontece para além da sala de aula e que permanecem durante toda a vida. Segue abaixo, uma das canções apresentadas:



No dia 11 de Novembro, o Coral Sementes do Amanhã participou do evento “Encontro de Práticas Docentes” promovido pela Universidade Federal do Ceará. Os bolsistas responsáveis pela oficina  tiveram a oportunidade de compartilhar parte do repertório aprendido pelos membros coralistas sendo este repertório executado por eles. Foi um momento emocionante no qual o professor supervisor da escola pode expressar sob a visão dele, o crescimento dos alunos durante o período que estão participando das atividades. Segundo o supervisor, os alunos melhoraram seu desempenho em sala de aula além de aperfeiçoar suas questões relacionais, reforçou também a importância dos profissionais da área para o desenvolvimento integral dos alunos e expôs sua gratidão a todos que estavam colaborando nesse processo dentro da Escola de Ensino Médio Senador Fernandes Távora. Nesse dia, as oficinas de Flauta Doce, Teclado e Violão também se apresentaram com a formação de prática de conjunto.


A Escola de Ensino Médio Senador Fernandes Távora realizou no dia 20 de Novembro, uma apresentação para gestores e supervisores da Secretaria de Educação o Coral “Sementes do Amanhã”. Cantando três músicas de compositores brasileiros, arrancaram aplausos de pé de todos aqueles que estavam presentes no evento. Mais uma vez, foi enfatizada a importância das práticas artísticas para o desenvolvimento integral dos educandos. Levamos um repertório repleto de música popular brasileira valorizando nossa cultura e mostrando que a música pode nos trazer grandes alegrias, transformar ambientes e realidades de vida.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O 3º Festival Encantarte Musical

O Festival Encantarte foi organizado pela EEFM Senador Fernandes Távora, ocorreu durante os dias 25, 26 e 27 de outubro de 2017 e contou com várias oficinas musicais e apresentações de grupos da escola e de grupos convidados.  O palco era aberto para os alunos apresentarem a sua própria música Alguns alunos participaram do concurso, contando com o júri para decidir o 1º, 2º e 3º lugar. Além disso, a vibração do público deixava claro a torcida. Todos os dias do festival tiram as oficinas                                             de improvisação e jogos musicais                                               de prática instrumental de banda                                                               de bateria                                                de percussão (na foto: corporal)                                                       de flauta e de canto Todos os bolsistas do PIBID que atuam na escola fizeram apresentações co
Neste semestre o grupo de teclado está estudando musicas de filmes e séries de sucesso. A pedido dos alunos, incluímos musicas com técnicas mais refinadas que contemplam o aprendizado adquirido mas que exigem deles maior percepção. Os encontros são realizados as segundas e sextas, sendo que cada turma estuda um repertório diferente da outra turma.
APRESENTAÇÃO DO CORAL SEMENTES DO  AMANHÃ Hoje nossos alunos SFT do Coral Sementes do Amanhã cantaram lindamente para os professores e gestores da Secretária Municipal de Educação em um auditório lotado, com direto a aplausos de pé. Pura emoção!