Pular para o conteúdo principal

Violão

COMEÇO DAS AULAS DE VIOLÃO

A prática de violão começou com o professor Danilo mostrando os primeiros passos na montagem dos acordes maiores, explicando o número de cada dedo e seus respectivos lugares. O professor Danilo teve de se ausentar do projeto, assim dando espaço para Weslley dar continuidade ao processo de aprendizado dos meninos.
Observando a dificuldade de alguns alunos Weslley trabalhou de forma separada as turmas, mas dando atenção para ambos. Os alunos mais ''avançados'' começaram a ver e a entender os acidentes de cada escala e o porque destes acidentes e também executaram exercícios de velocidade com as escalas de C, G, A e E maiores.
A outra turma com mais dificuldade continuou trabalhando na montagem de acordes e diferentes batidas na mão direita. No começo do mês de abril ambas as turmas começaram a ver os primeiros passos na leitura de partitura.





AULA DE VIOLÃO COM A NOVA BOLSISTA PATRÍCIA

No dia 04 de maio a estudante de música Patricia deu início as suas atividades na escola, neste mesmo dia conheceu a turma de violão na qual ela dará continuidade.





ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM A TURMA DE VIOLÃO

A prof. Patrícia junto com as turmas das Oficina de violão desenvolveram um trabalho de teoria aplicada ao violão e repertório diversificado com ênfase nas músicas sugeridas pelos alunos. Os alunos foram apresentados para o seu novo instrumento de estudo, conhecendo como se chama cada parte do violão, assim como suas funções. Em seguida, os alunos aprenderam a encontrar as notas no braço do instrumento através da musica " Asa Branca".



Turma de violão.

O repertório trabalhado em sala, começou com o Reggae "Me namora" muito bem recebido pelos alunos. A medida que a turma foi se desenvolvendo, enriquecemos o repertório com músicas de diferentes estilos (as musicas foram escolhidas em acordo com os alunos) são elas: " Acima do Sol", "Zen", "Cuida bem dela" e "Além do arco-íris". Esta última dividida em melodia e harmonia para ser tocada na Amostra de música da escola.
Na turma com alunos que tinha conhecimento prévio do violão, foram estudados escalas, formação de acordes e dedilhado, além de músicas trazidas pelos alunos, que eles tinham dificuldade de execução. Ao serem levadas para as aulas, as possibilidades de tocar as músicas e as dificuldades apresentadas foram ampliadas e superadas.



AGOSTO








AULAS DE VIOLÃO 2016.1

Nesses primeiros meses de trabalho começaremos com uma introdução básica à cifragem e fazer batidas em 4/4 com os primeiros acordes básicos: Em, Am, C, G e D. Nas próximas semanas daremos início aos acodes de pestana e sustenidos como Bm, F#m, Cm e C#m.

Bolsista Wesley ensinando os acordes.

Bolsista Wesley e os estudantes de violão.


                                    
                                    PRIMEIRA APRESENTAÇÃO



Depois de alguns meses de trabalho, realizamos nossa primeira apresentação com os alunos do coral. Tocamos a canção ''aluga-se'' de Raul seixas.
Foto tirada no dia da apresentação.

Para nosso segundo semestre prepararemos mais algumas músicas para futuras apresentações ao lado do coral ou como quartetos ou sextetos de violões.


SETEMBRO 
No mês de setembro continuamos com o auxílio de cifragem com músicas escolhidas pelos próprios alunos, até o fim do mês, e prepararemos alguns para o festival que ocorrerá nos dias 13 e 14 de outubro.

OUTUBRO 

Neste mês de outubro daremos foco aos ensaios tanto do festival da escola quanto o das apresentações no mês de novembro para o Encontro de Práticas Docentes, dois alunos do violão farão parte da apresentação na ufc junto ao coral da escola. Os demais alunos que não participarão de nenhum dos eventos, continuarão com o aperfeiçoamento da leitura de cifras e mais alguma música para o repertório pessoal.

                                                                    2017

O novo professor Rodrigo Gadelha ministra as oficinas de violão para iniciantes. Nas aulas de violão da escola são feitos exercícios de técnica para iniciantes e é mostrado aos alunos os acordes básicos e os primeiros conceitos de teoria musical. Há também a formação da banda da escola com o momento da prática de conjunto que estimula o trabalho em grupo dos alunos de violão com os alunos de outros instrumentos.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O 3º Festival Encantarte Musical

O Festival Encantarte foi organizado pela EEFM Senador Fernandes Távora, ocorreu durante os dias 25, 26 e 27 de outubro de 2017 e contou com várias oficinas musicais e apresentações de grupos da escola e de grupos convidados.  O palco era aberto para os alunos apresentarem a sua própria música Alguns alunos participaram do concurso, contando com o júri para decidir o 1º, 2º e 3º lugar. Além disso, a vibração do público deixava claro a torcida. Todos os dias do festival tiram as oficinas                                             de improvisação e jogos musicais                                               de prática instrumental de banda                                                               de bateria                                                de percussão (na foto: corporal)                                                       de flauta e de canto Todos os bolsistas do PIBID que atuam na escola fizeram apresentações co
Neste semestre o grupo de teclado está estudando musicas de filmes e séries de sucesso. A pedido dos alunos, incluímos musicas com técnicas mais refinadas que contemplam o aprendizado adquirido mas que exigem deles maior percepção. Os encontros são realizados as segundas e sextas, sendo que cada turma estuda um repertório diferente da outra turma.
APRESENTAÇÃO DO CORAL SEMENTES DO  AMANHÃ Hoje nossos alunos SFT do Coral Sementes do Amanhã cantaram lindamente para os professores e gestores da Secretária Municipal de Educação em um auditório lotado, com direto a aplausos de pé. Pura emoção!