Pular para o conteúdo principal

Oficinas de Percussão - Segundo Semestre de 2017

Nesse semestre as oficinas de percussão foram ministradas pela professora Giuliana Luiza e um novo grupo foi formado de acordo com a disponibilidade e vontade dos alunos do primeiro e do segundo ano (ensino médio); as aulas ainda estão em andamento e acontecem duas vezes por semana. 

Desde o começo, foi planejado um repertório de três músicas: uma regional, uma nacional e uma internacional. Essa proposta foi bem aceita pelos alunos e decidimos juntos que seria "Xote das Meninas", "Não deixe o Samba Morrer" e "Royals", respectivamente. Passamos os ritmos nos instrumentos, que foram escolhidos de acordo com o arranjo de cada música e com a preferência de cada aluno, sendo que a música Royals trabalhou com o conceito de percussão com material reciclável: copos de plástico como instrumentos, tornando mais prático para os alunos ensaiarem nas suas casas (individualmente) e no recreio (coletivamente); as letras das musicas foram analisadas e interpretadas e houveram muitos ensaios, combinando inclusive posicionamento e comportamento no palco.

Um fato muito legal sobre esse grupo é que ele tem a participação de 3 estudantes surdos. Primeiramente, demonstraram-se inseguros sobre suas próprias habilidades, contudo, no decorrer do semestre, aprenderam tanto quanto o os demais e todos colaboraram muito para o desenvolvimento do grupo.  Todas as aulas foram acompanhadas por intérpretes de Libras, ajudando na compreensão e integração dos envolvidos.



ENSAIO DA MÚSICA "NÃO DEIXE O SAMBA MORRER" 






O resultado das oficinas pôde ser observado no Terceiro festival da escola, denominado "Encantarte Musical". O repertório foi apresentado para toda a turma discente e docente da escola e foi um grande sucesso: o grupo até recebeu um convite para se apresentar em uma escola vizinha, contagiando e inspirando outros alunos e professores.

Atualmente, o grupo está preparando mais duas músicas para seu repertório, sendo uma delas "Shape of You" a pedidos dos alunos, e tem apresentação marcada para o começo de janeiro de 2018. Os ensaios continuam intensos e com resultados positivos graças ao esforço coletivo.

ENSAIO DO HIT "SHAPE OF YOU"




 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O 3º Festival Encantarte Musical

O Festival Encantarte foi organizado pela EEFM Senador Fernandes Távora, ocorreu durante os dias 25, 26 e 27 de outubro de 2017 e contou com várias oficinas musicais e apresentações de grupos da escola e de grupos convidados.  O palco era aberto para os alunos apresentarem a sua própria música Alguns alunos participaram do concurso, contando com o júri para decidir o 1º, 2º e 3º lugar. Além disso, a vibração do público deixava claro a torcida. Todos os dias do festival tiram as oficinas                                             de improvisação e jogos musicais                                               de prática instrumental de banda                                                               de bateria                                                de percussão (na foto: corporal)                                                       de flauta e de canto Todos os bolsistas do PIBID que atuam na escola fizeram apresentações co
Neste semestre o grupo de teclado está estudando musicas de filmes e séries de sucesso. A pedido dos alunos, incluímos musicas com técnicas mais refinadas que contemplam o aprendizado adquirido mas que exigem deles maior percepção. Os encontros são realizados as segundas e sextas, sendo que cada turma estuda um repertório diferente da outra turma.
APRESENTAÇÃO DO CORAL SEMENTES DO  AMANHÃ Hoje nossos alunos SFT do Coral Sementes do Amanhã cantaram lindamente para os professores e gestores da Secretária Municipal de Educação em um auditório lotado, com direto a aplausos de pé. Pura emoção!